O que é Zumbido?

meu ouvido tem zunido

Zumbido é um sintoma e existem várias causas. As mais comuns são as alterações nas vias auditivas. Mas podemos ter zumbidos causados por alterações metabólicas, problemas na região cervical, alterações nas articulações temporomandibulares, dentre outros.

Ele pode ser percebido como apitos, chiado, cigarra, panela de pressão, dentre outros, nas orelhas ou na cabeça.

Porque ele incomoda?
Algumas pessoas têm zumbido e não sentem incômodo e outras sentem de incômodo leve a severo, privando algumas vezes de suas atividades diárias. O incômodo é uma sensação subjetiva, como a dor, por exemplo, alguns sentem mais outros menos.

O que pode ser feito?
Existem várias alternativas de tratamento. Nos casos mais comuns onde a perda de audição está associada, o uso de aparelhos auditivos para corrigir a perda é o mais indicado, ou ainda terapias sonoras. Mas o tratamento adequado depende da causa. Por isso é importante consultar seu médico, fazer o diagnóstico e definir junto a ele o tratamento.

Como medir o Zumbido?
A Acufenometria é o exame indicado para identificar a frequência e o tipo de zumbido
Ela é realizada por um fonoaudiólogo e o paciente fica em uma cabine acústica com o fone de ouvido, onde ele responderá quais estímulos sonoros se parecem mais comum com o seu Zumbido.
A acufenometria tem por finalidade entender melhor o zumbido do paciente e assim definir qual melhor tratamento e ainda acompanhar a longo prazo a evolução do tratamento proposto, comparando a acufenometria antes e depois.

escuto zumbido quando durmo

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.