A Audição

Como Funciona a Audição

A audição é a nossa primeira conexão com o mundo externo, a nossa primeira e grande ferramenta no aprendizado e no uso da comunicação. Você já notou a reação de um bebê quando escuta, mesmo que de longe, a voz da mãe? É imediato: ao escutar a progenitora, o bebê entra em estado de alerta, sinalizando que um comando dado ao cérebro através dos seus ouvidos foi atendido, gerando a resposta. Gerando um sorriso!

Sim. A audição é um processo que percorre nosso ouvido, mas a interpretação do que se escuta é de responsabilidade do cérebro. Até chegar lá, o som percorre um longo caminho, passando pelo Ouvido Externo, o Ouvido Médio e o Ouvido Interno. 

ouvido zunindo
audtec anatomia da orelha

Ouvido externo: a parte que você pode ver e o canal auditivo;

Ouvido médio: o tímpano e três minúsculos ossos conectados, frequentemente chamados de martelo, bigorna e estribo;

Ouvido interno: a cóclea em forma de caracol e o nervo auditivo, bem como canais semicirculares que ajudam no equilíbrio.

A nossa plena audição depende do ‘trabalho em time’, ajustado, desse inteligente e delicado sistema. 

A Perda Auditiva e seus Tipos

A perda da audição é o principal distúrbio de comunicação do ser humano. Significa a perda da habilidade de ouvir determinados sons ou de escolher uma única voz para se atentar no caso de uma conversa em segundo plano. Pode ser gradual ou súbita e as razões, diversas.

Seu principal fator de risco é o envelhecimento, mas outros eventos podem ocasionar o processo também em crianças, jovens e adultos. Infecções (como a otite), perfuração no tímpano e, hoje mais comumente, o uso de fones de ouvido com o volume muito alto, podem ser vilões da nossa saúde auditiva.

Ajudamos na busca do aparelho que te traga mais conforto e facilidade de uso, que se encaixe em suas necessidades auditivas e também financeira.

Nós fazemos essa adaptação pra você, te orientamos quanto às expectativas reais e como alcançar o melhor resultado com cada dispositivo escolhido.

Como já mencionamos, as razões para perdas auditivas são diversas, mas os Tipos de perdas auditivas podem ser esses:

tipos de perda auditiva condutiva
tipos de perda auditiva

Perda Auditiva Condutiva: Ocorre quando a capacidade do ouvido de conduzir som do ouvido externo e médio para o ouvido interno é bloqueada ou reduzida. Em outras palavras, a deficiência auditiva condutiva reduz a capacidade de ouvir num nível normal de audição.

tipos de perda auditiva mista
audtec perda auditiva mista

Perda Auditiva Mista: A Perda Auditiva Condutiva ocorre, as vezes, numa combinação com Perda Auditiva Neurossensorial, e quando isso ocorre, ela é chamada de perda auditiva mista, o que significa dizer que a perda auditiva mista causa, ao mesmo tempo, prejuízo nas habilidades do ouvido externo e interno, dificultando a passagem dos sons ao ouvido interno e mente, causando também prejuízo à cóclea e ao nervo auditivo.

tipos de perda auditiva neurosensorial
perda auditiva sensorineural

Perda Auditiva Neurossensorial (ou Sensório Neural): A perda auditiva neurossensorial afeta o ouvido interno e se caracteriza por lesões das células ciliadas ou do nervo auditivo, reduzindo assim, a eficiência na transmissão dos sons. Isso leva a uma menor percepção da qualidade e da intensidade do som, resultando em uma deficiência para ouvir e entender a fala. Ela pode afetar apenas um ouvido, sendo, nesse caso, identificada como perda auditiva neurossensorial unilateral, ou atingir ambos os lados, sendo chamada de perda auditiva neurossensorial bilateral.

Audiograma

audiograma e a perda auditiva

Audiograma é um gráfico que dá uma descrição da capacidade e sensibilidade auditiva. Baseado nesses dados podemos diagnosticar se o paciente sofre de perda auditiva ou não. Caso o resultado seja positivo, diagnosticamos a seriedade do problema e já damos andamento na análise de qual é o melhor aparelho auditivo a ser seguido ou, caso ele não consiga suprir a deficiência, qual o melhor implante coclear.

Realize um teste auditivo na Audtec e descubra qual o seu grau de perda auditiva.

Graus de Perda Auditiva

Perda Auditiva Leve

A pessoa só pode detectar sons entre 25 e 29 decibéis (dB). As pessoas podem achar difícil entender as palavras que os outros estão dizendo, especialmente se houver muito ruído de fundo.

Perda Auditiva Moderada

A pessoa só pode detectar sons entre 40 e 69 dB. Seguir uma conversa usando apenas a audição é muito difícil sem usar um aparelho auditivo.

Surdez severa ou deficiência auditiva severa

A pessoa só ouve sons acima de 70 a 89 dB. Uma pessoa gravemente surda deve ler os lábios ou usar a linguagem de sinais para se comunicar.

Perda Auditiva Profunda

Qualquer pessoa que não consiga ouvir um som abaixo de 90dB tem surdez profunda. Algumas pessoas com surdez profunda não conseguem ouvir absolutamente nada. A comunicação é realizada usando linguagem de sinais, leitura labial ou leitura e escrita.

Sintomas da Perda de Audição

Se você apresentar algum dos sintomas abaixo procure seu médico otorrinolaringologista para fazer uma avaliação:

– escuto, mas não entendo;
– sensação de orelha tampada;
– barulho na cabeça ou nas orelhas;
– não localiza a fonte sonora;
– precisa pedir repetição do que foi falado constantemente;
– dificuldade em entender em ambientes com barulho;
– dor nas orelhas e/ou secreção.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.