Cuidados com os Aparelhos Auditivos

Para um bom funcionamento dos aparelhos auditivos e também uma durabilidade maior, é necessário que alguns cuidados e recomendações sejam seguidos. O uso inadequado, falta de limpeza podem diminuir o tempo de vida útil dos aparelhos auditivos.

Atualmente existem vários modelos de aparelhos e as formas de higienização podem variar de um para o outro, então é necessário que as orientações dadas pelo fonoaudiólogo sem seguidas e que a limpeza dos aparelhos auditivos torne-se um hábito diário, como por exemplo, passar a flanelinha de limpeza retirando o excesso de umidade e poeira; usar a escovilha de limpeza para remover a cera de ouvido que pode ficar acumulada na saída de som impedindo que você escute bem ou até danificando os aparelhos.

Outro fator importante são as consultas regulares com o fonoaudiólogo que fez a adaptação dos aparelhos auditivos. Nessas consultas ele poderá retomar as informações de limpeza, trocar peças que possam não estar mais em bom estado e ainda identificar algum problema que talvez você não tenha notado, garantindo assim um aumento da vida útil.

Lembre-se de que seus aparelhos auditivos não podem ser molhados, portanto, cuidado ao entrar no banho ou piscina, muitos pacientes se esquecem que estão com os aparelhos no ouvido e acabam tomando banho ou pulando na piscina com os mesmos.  Ainda que alguns aparelhos, atualmente, sejam resistentes à água, o que nós chamamos de IP (Índice de Proteção), isso não garante que eles não possam ser danificados ao ficarem imersos na água. Caso aconteça de você molhar seu aparelho acidentalmente, retire-o, seque-o com uma flanela seca, coloque no desumidificador e eleve ao seu fonoaudiólogo o quanto antes para que ele avalie se aconteceu algum dano. E nunca use secadores de cabelo, a alta temperatura pode danificar ainda mais os aparelhos.

Evite também que os aparelhos tenham contato com sprays e gel de cabelo.

Coloque seus aparelhos auditivos diariamente no desumidificador elétrico ou silícica (seguindo sempre as orientações do fabricante) principalmente se você transpira excessivamente. Ele ajudará a remover a umidade evitando a oxidação dos componentes eletrônicos.

Temos que ter cuidados especiais com as pilhas dos auditivos, os aparelhos auditivos de pilhas, devem ser guardados sempre com agaveta de pilha aberta para que as mesmas não fiquem sendo consumidas e também não corra o risco de vazar e assim podendo danificar os aparelhos auditivos. Além de que aparelhos e pilhas devem ser guardados em local seguro para acidentes domésticos sejam evitados, como por exemplo, a ingestão de pilhas por crianças e/ ou animais de estimação.

Evite que os aparelhos sofram quedas, sempre que for manipulá-los, faça em uma superfície segura e que tenha um tapete embaixo, para se em caso de ele cair o atapete pode amortecer o impacto.

Os aparelhos auditivos modelos retroauriculares com receptor no canal, possem olivas e filtros de cera, tenha sempre em mãos alguns extras para que você possa trocá-los quando os mesmos entupirem de cera (Imagem 1 e 2):

Imagem 1:Trocando a Oliva de Aparelho com Receptor no Canal (Imagem 1):

Fonte: Guia de Higienização Maico Aparelhos Auditivos

 

 

Imagem 2: Trocando o filtro de aparelho com receptor no canal

Fonte: Guia de Higienização Maico Aparelhos Auditivos

O modelo do filtro pode mudar de acordo com o fabricante, consulte sempre fonoaudiólogo para saber qual o seu modelo.

Os aparelhos intracanais também possuem os filtros de cera e a troca é feita da mesma forma que fazemos as trocas dos aparelhos com receptor no canal (Imagem 3), porém, nem sempre o modelo do filtro é o mesmo, então verifique com seu fonoaudiólogo qual o seu modelo.

Imagem 3: Trocando o filtro de cera do Intracanal


Fonte: Guia de Higienização Maico Aparelhos Auditivos

Se você tem aparelho auditivo retroauricular com molde auricular, é preciso higienizar o molde. O molde deve ser limpo diariamente com a escovinha e flanela de limpeza e em alguns momentos deve ser lavado (Imagem 4). A periodicidade de lavagem você deverá definir com o seu fonoaudiólogo.

Imagem 4: Como lavar o molde auricular

Fonte: Guia de Higienização Maico Aparelhos Auditivos

Seguindo todas as orientações e cuidados, você está garantindo uma experiência auditiva ainda melhor e sempre com seus aparelhos auditivos com bom funcionamento!

Tipos de aparelho auditivo

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.