tipos de aparelho auditivo

Tipos de aparelhos auditivos

Atualmente, existem vários tipos de aparelhos auditivos, eles se diferenciam quanto ao tamanho, potência, conectividade, dentre outros fatores.

A variedade de tipos de aparelhos existe para que todos os pacientes possam ser atendidos da melhor forma possível, portanto levamos em consideração para a seleção do tipo de aparelho as seguintes características:

– tipo e grau de perda auditiva
– tamanho do canal auditivo
– necessidades auditivas individuais
– destreza manual e visual
– necessidade de acessórios de conectividade

É importante que o paciente faça uma experiência com os aparelhos selecionados e tenha em mente que o processo de adaptação pode levar dias e até meses. Ouvir sons que estavam de alguma forma esquecidos pode ser um pouco estranho a princípio, mas com um bom acompanhamento, ajustes adequados e o uso contínuo a adaptação acontecerá de forma natural e prazerosa, devolvendo a capacidade de ouvir e viver com mais de qualidade de vida.

Abaixo apresentaremos os tipos de aparelhos auditivos:

– Retroauriculares (BTE):

Os aparelhos retroauriculares são adaptados atrás do pavilhão auricular e é acoplado a um molde auricular ou tubo fino, e estes irão conduzir o som amplificado até o ouvido. Ele pode ser indicado para vários graus e tipos de perda de audição.

– Receptor no Canal (RIC):

Os aparelhos auditivos com receptor no canal, também ficam atrás do pavilhão auricular, porém, seu tamanho é reduzido devido ao receptor ficar fora da caixa que fica atrás da orelha e conduz  o som até o canal auditivo. A adaptação é instantânea na maioria das vezes e podem ser adaptados desde perdas leves até severas.

– Intrauriculares:

Os modelos intrauriculares são personalizados, ou seja, são feitos a partir da pré-moldagem da orelha do paciente. Eles podem ter diferentes tamanhos: IIC, CIC, ITC, ITE, sendo que podem ficar acomodados desde apenas dentro do canal auditivo até parte do pavilhão auricular. Atendem de perdas leves a severas.

E quais são os benefícios do uso dos aparelhos auditivos?

Usar aparelhos auditivos aumenta significativamente a qualidade de vida dos pacientes, aumentando a confiança em participar de conversações, atravessar uma rua, perceber sons de alertas.

Existe ainda a melhora da capacidade cognitiva e física, deixando os pacientes mais dispostos, aumentando suas relações interpessoais.

Auditivamente temos a melhora da : localização sonora, compreensão de fala no ruído, solicitação de menos repetição do que foi falado, melhora para ouvir ao telefone, diminuição do cansaço ao fim do dia.

Portanto, procure seu fonoaudiólogo e converse com ele com o melhor tipo de aparelho para você!

Tipos de aparelho auditivo

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.