PERDA DE AUDIÇÃO EM IDOSOS PRESBIACUSIA

PERDA DE AUDIÇÃO NA TERCEIRA IDADE: PRESBIACUSIA

Presbiacusia: o que é?

Assim como outras funções do nosso corpo começam a ficar comprometidas devido a chegada da idade avançada, nossa audição também pode sofrer alterações. Quando temos uma alteração nas vias auditivas devido ao envelhecimento, nós a chamamos de Presbiacusia

A Presbiacusia é caracterizada pela perda auditiva do tipo sensorioneural em ambas as orelhas, simétricas, ou seja, do mesmo grau e com perda maior nas frequências agudas, além de dificuldades na compreensão de fala. 

O tratamento para perda de audição na terceira idade na maioria dos casos é com o uso de aparelhos auditivos, sendo que esses irão corrigir a perda, entregando ao paciente um som mais claro e por consequência melhorando a qualidade de vida. 

A perda auditiva não tratada pode trazer alterações de memória e declínio cognitivo e doenças como Alzheimer, por exemplo.

SINTOMAS DA PRESBIACUSIA

– Dificuldade para entender o que as pessoas estão falando; 
– Dificuldade de entendimento de fala quando tem mais de duas pessoas falando; 
– Aumenta o volume da televisão ou rádio; 
– Solicita repetições do que foi falado; 
– Zumbido nos ouvidos. 

Se você ou alguém que você conheça apresenta alguns dos sintomas acima, procure seu médico e seu fonoaudiólogo para diagnóstico e tratamento da perda de audição.

PERDA DE AUDIÇÃO NA TERCEIRA IDADE: PRESBIACUSIA

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.