Essa dúvida aflige muitas mães, de primeira viagem ou não. Os problemas auditivos, geralmente, são percebidos à medida que os sinais da criança vão sendo interpretados e, por isso, é importante estar atento a cada um deles desde tenra idade.
Por isso, preste atenção nestas situações:
– há atraso da fala e linguagem?
– existe dificuldades em se comunicar?
– há falta de concentração quando falam com a criança?
– desenvolvimento e aprendizado não correspondem à expectativas da idade?
Crianças maiores com problemas auditivos também podem ser taxadas de “desatentas”, falam alto, porém não reclamam ou choram. Lembre-se: a perda auditiva não dói”. Essas características que citamos acima, no entanto, podem ser um alerta para uma possível perda auditiva na infância.
Cada criança tem suas particularidades, mas é importante ressaltar que existem padrões seguidos por todas elas em relação às faixas etárias. De acordo com o Ministério da Saúde, a cada 10 mil recém-nascidos, 30 têm deficiência auditiva.
Especialistas indicam que se a descoberta do problema auditivo acontecer antes dos 2 anos, poderá haver uma menor dificuldade para a criança aprender a fala, sendo que o ideal seria o diagnóstico da perda até os 6 meses de vida. Por isso, desde 2010, existe uma Lei Federal que obrigada todas as maternidades ((públicas e privadas) a realizarem o teste da orelhinha (também chamado de triagem auditiva neonatal). O teste identifica problemas congênitos e dá mais chances de tratamento efetivo.
Se você identificou alguma possibilidade de perda auditiva em seu filho, a primeira atitude deve ser procurar um médico especialista (otorrinolaringologista). Ele irá manejar o caso da melhor forma, sendo uma perda auditiva temporária ou uma perda auditiva permanente.
Dependendo do tipo e grau da perda auditiva, o tratamento pode ser medicamentoso, terapêutico, cirúrgico, ou através de próteses auditivas ou implantes. Cada caso é um caso.
Tem alguma dúvida ou gostaria de conversar sobre a saúde auditiva do seu filho?
Fale com a AUDTEC ou mande uma mensagem pelo nosso Whatsapp: (16)98119.7438